20/03/13 - 2° Encontro Municipal de Hipertensos e Diabéticos

No dia 20 de março de 2013 no CTG CANCELA DA PALMEIRA aconteceu o II° Encontro Municipal de Hipertensos e Diabéticos do município de Novo Barreiro. O objetivo do encontro foi reunir todos os participantes dos grupos e proporcionar uma integração entre as duas equipes da ESF. O evento reuniu 200 participantes dos grupos do Programa Saúde da Família do interior e da cidade. Neste dia foram realizadas várias atividades de integração, orientação e cuidados para os participantes, como verificação arterial e teste de glicemia capilar para todos os hipertensos e diabéticos após foi oferecido um lanche aos mesmos. Os médicos das ESF I e II o Dr. Ivan Vargas Junior e o Dr. Péricles Bitencourt palestraram sobre Hipertensão e Diabetes abordando vários assuntos, como prevenção, sintomas, fatores predisponentes, medicamentos, e complicações que possam acarretar na vida desses pacientes. Em seguida a psicóloga Lenara Zandoná fez uma reflexão sobre a vida baseada no autor William Shakespeare. A farmacêutica explicou sobre os medicamentos da farmácia básica, bem como a participação nos grupos para retirada de receita e documentos necessários para a dispensação desses medicamentos na farmácia popular. Ao meio dia foi oferecido almoço com cardápio elaborado pela nutricionista municipal Laís Massing, após o almoço, as pessoas jogaram bingo com sorteio de prêmios doados, pela Secretaria da Assistência Social. Na parte da tarde foi realizada uma palestra com as dentistas Lucinéia Chequi e Letícia Suzano, que abordaram os assuntos sobre orientações e cuidados odontológicos aos hipertensos e diabéticos. No final do encontro foi oferecido o lanche da tarde e sorteado brindes aos participantes doados pela Secretaria da Assistência social.

equipe saude